sexta-feira, 1 de maio de 2009

SM para amantes

Sou um apaixonado por Santa Matilde. Tenho uma 86 maaaravilhosa a pelo menos 11 anos. Já reformei duas vezes. A primeira vez ficou muito boa mas na segunda ela ( a Santa)  ficou perfeita nos mínimos detalhes. Posso até dizer que em alguns pontos ela está melhor no que a original. Nos próximos dias vou postar as fotos. Abaixo segue um breve histórico retirado do site SM Clube do qual talvez eu seja um dos primeiros membros.

Em 1975 o governo brasileiro proibiu a importação de automóveis e suas peças. Isto era um sinal de problemas para quem possuía um veículo importado, pois afetaria diretamente a aquisição de peças para a manutenção.


Fotos do desenvolvimento do protótipo.

Em 1978, com linhas bastante harmoniosas e tendo influência de diversos carros esporte estrangeiros, nascia o primeiro SM. Um automóvel com ar condicionado, estofamento em couro, rodas de liga leve de 6" x 14" , toca-fitas, desembaçador elétrico de fábrica, partes cromadas no motor, freio a disco nas 4 rodas, motor Chevrolet 250S 4.1 6 cilindros e tração traseira. 


SM no salão do automóvel em SP


Foto para a campanha publicitária

Motor cromadoTanque de galvanizaçãoGalvanização

Fotos da produção na fábrica

O modelo 1979 trazia algumas mudanças pouco visíveis, resultado de acertos conforme a produção do carro. Neste ano passa a estar disponível os carros com direção hidráulica. A prova que o carro estaria agradando era o aumento nas vendas, 150 unidades deste modelo.

Em 1980 acontecem mudanças no externo do carro, as linhas ficam um pouco mais arredondadas. Novos pára-choques, maçanetas e sistema de ar condicionado são colocados no carro. . 

Em 1981 foi enviado para um salão de automóveis na França um automóvel SM de cor azul gemini. Em 81 foram fabricadas 57 unidades.

Em 1982 a carroceria sofre mais mudanças, ganhando mais harmonia e aerodinâmica. Em 82 foram fabricadas 48 unidades. 

Em 1983 a produção dos modelos hatch termina. Não seriam mais produzidos modelos com mecânica 4 cilindros.  

O modelo 1982

O modelo 1982

O modelo 4 Cil Turbo

Começa a nova fase do SM, o SM 3 volumes, o coupê. A mudança foi total. Com a nova traseira o carro tomou um novo visual, ganhou sinaleiras menores, o interior ganhou novo painel com console mais moderno. As rodas passaram a ser aro 15 com novo design.  A capacidade do tanque de combustível foi aumentada para 84 litros. 

O primeiro coupê

O primeiro coupê



Em 84 o SM passou a ter a opção conversível, que já saía de fábrica com duas capotas, a de verão em lona, guardada em um compartimento atrás dos assentos traseiros e a de inverno, feita em fibra de vidro, com janelas em vidro. Assim era possível sair sem a capota rígida (inverno) e não ser surpreendido pela chuva.

O primeiro conversível

Em 1985 aconteceu mais uma grande mudança. Rose Valverde, sobrinha de Osório C. Pinto, também desenhista da Cia Santa Matilde, remodelou o interior criando um novo conjunto de painel, console e forros de porta. Osório foi um dos responsáveis pelas ilustrações do último catálogo do SM. Em 1985 as vendas chegaram a 81 unidades.

Painel 84/85Painel 85/86

Em 1986 acontecia o auge do SM, se tornou um verdadeiro ícone da industria automobilística nacional. Foram comercializadas 207 unidades, sendo que praticamente 25 por cento deste número de conversíveis.Em final de 1986, início 1987 o SM sofre mudanças na estrutura e no desenho da carroceria. Os 4 faróis redondos davam lugar a um par de faróis retangulares, os mesmos usados no VW Santana.  

Coupê 1986ConversívelCoupê 1987

Em final de 1987, início de 1988, problemas com o sindicato dos metalúrgicos, da área de vagões da fábrica, afetariam todas as áreas da fábrica. A produção em larga escala é interrompida. Em 88 apenas 6 carros foram produzidos, sendo que um era conversível.

O que sobrou do protótipo nº 1

O que sobrou do protótipo do que seria o novo conversível

O que sobrou do protótipo sedan 4 portas

O que sobrou do protótipo sedan 4 portas

A fabricação do SM foi se reduzindo a ponto de serem feitos apenas poucas unidades de 1989 ao fim, sendo que os últimos produzidos foram no ano de 1995 e um único modelo finalizado em 1997. Este último modelo possuía mecânica do Chevrolet Omega 6 cil 3.0, sendo fabricado sob supervisão direta de seu proprietário, Carlos Alberto.

 
O último SM - 1997 

O SM encerrava sua trajetória com 490 SMs fabricados do modelo Hatch, 371 SMs do modelo coupê e 76 SMs conversíveis, num total de 937 SMs fabricados.
Não se sabe ao certo quantos destes 937 ainda existam.



A frente da fábrica

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 Maiores informações e histórico completo ver no endereço www.smclube.com.br

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